2 de outubro de 2009

TURISMO EM CRESCIMENTO

Passou quase despercebido, no último final de semana, o transcurso do Dia Mundial do Turismo, que se comemora anualmente em 27 de setembro. Apesar disso, o turismo tem muito a comemorar, principalmente no Brasil. A crise econômica, que chegou mais tarde por aqui e foi embora mais cedo do que em outros países, afetou bem menos do que era de se esperar. A gripe A, que deixou o turismo do México e da Argentina em polvorosa, atacou muita gente, é verdade, mas acabou contribuindo para o turismo interno. Muitos brasileiros preferiram curtir as férias em circuito nacional ao invés de viajar para o exterior.
Há outros motivos para se comemorar. Segundo dados do Ministério do Turismo, o número de visitantes internacionais aumenta a cada mês e, consequentemente, os gastos destes turistas também. E as obras visando a Copa do Mundo de 2014 já começam a sair do papel. O Brasil ganhou a sua Lei Geral do Turismo, que deve ser regulamentada ainda este ano e o setor acadêmico pode comemorar a aprovação, na Câmara, da profissão de Turismólogo.
O turismo brasileiro está construindo uma base sólida e sustentável. Festejar o seu desenvolvimento não significa que não há mais o que fazer. Pelo contrário, ainda há muitas paredes para serem construídas sobre esse alicerce. O importante é saber que todos estamos trabalhando e que os muros não param de crescer.

Edição nº 1476 de 03/10/2009


25 de setembro de 2009

Senadores pregam fortalecimento do TURISMO

Durante sessão especial do Senado desta quinta-feira (24) para comemorar o Dia Mundial do Turismo, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) voltou a defender o fortalecimento da atividade turística no país. Adelmir lembrou que o turismo é tão importante que abrange mais de 52 setores da cadeia produtiva, entre eles o transporte, o comércio, os serviços e a agricultura. Mas lastimou que "o medo da violência, a má estrutura dos serviços, as crises e o caos no setor aéreo afastam o turista internacional do Brasil".

- O que realmente nos preocupa é a tentativa de dividir os recursos destinados para o atendimento sociel e profissionalizante dos trabalhadores dessa área. Precisamos nos unir e não esfalecer o sistema atual - disse Adelmir, posicionando-se contra a criação de novas entidades do Sistema "S" voltadas para o turismo.

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) concordou e disse que o Brasil é um país que oferece todas as condições para o desenvolvimento sustentável da atividade turística. Por isso, defendeu a criação de fundos municipais para impulsionar a atividade turística.

No entender do presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), senador Neuto de Conto (PMDB-SC), a atividade turística no Brasil "está apenas engatinhando", apesar de ser fonte de riqueza para muitas nações. Mas acredita que o setor ganhará novo impulso, com destaque para o ecoturismo.

Já o senador César Borges (PR-BA) afirmou que o turismo deve merecer atenção especial da administração pública porque, segundo lembrou, é um dos maiores geradores de emprego e renda. Atualmente, segundo informou, cerca de 8 milhões de brasileiros estão empregados na atividade turística. Mas lastimou que o Brasil detenha apenas 0,6 % do turismo mundial.

Outro senador a comemorar a data foi Roberto Cavalcanti (PRB-PB) que pediu a regulamentação da profissão de turismólogo, profissional de nível superior que analisa e estuda o turismo em sua totalidade.

O senador Mão Santa (PSC-PI) enalteceu a capacidade turística de duas cidades do Piauí: Teresina, a capital, e Parnaíba. Mas queixou-se da crescente onda de violência nessas cidades que, observou, está afastando os turistas, enquanto o senador José Nery (PSOL-PA) salientou ser necessário inserir a atividade turística como prioridade de governo.

Também tomou parte da homenagem Nelson de Abreu, presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTUR), que defendeu a aprovação do projeto que institui o programa "Turismo para Todos".

21 de setembro de 2009

III semana do Turismo no litoral do Piauí

Palestras, mini-cursos e muita música estarão presentes na III Semana do Turismo - A interdisciplinaridade formando o turismólogo, que será realizada nos dias 24, 25 e 26 de Setembro de 2009 em Parnaíba-Piaui. A abertura oficial do evento será dia 24, no Porto das Barcas com a presença do Professor Mário Beni, membro da OMT (Organização Mundial de Turismo). Para o encerramento, a festa Tour Night, dia 26, no Choupana Brasil com incríveis bandas locais. Inscrições no Auditório da UFPI. Participe!

18 de setembro de 2009

Cidade de Guaratinga-Ba - Nova rota turistica do extremo sul baiano

Guaratinga tem formações rochosas, como a Pedra do Oratório, que está sendo transformada em Monumento Nacional


GUARATINGA - Áreas economicamente viáveis -turismo e meio ambiente, estão recebendo atenção especial da administração Ademar Pinto, com o objetivo de desenvolver, de forma sustentável, o turismo em Guaratinga.



Desde o início deste ano, inúmeras possibilidades estão sendo estudadas para inserir o município na rota turística do extremo sul baiano, visando atrair investimentos e desenvolvimento. “Vamos apresentar todos os nossos equipamentos turísticos e suas potencialidades econômicas. Mas além de mostrar o que temos, queremos também receber investidores na área turística”, salienta o secretário de Meio Ambiente, Justiniano das Virgens.Cachoeira e uma das praias de água doce, no Rio do Peixe: Natureza local é fascinante, com centenas de nascentes


Com uma natureza exuberante, geograficamente privilegiado, próximo da BR-101 e distante 120 quilômetros do aeroporto internacional de Porto Seguro, o município de Guaratinga tem condições de desenvolver atividades turísticas em diversos segmentos: turismo rural, ecológico e de aventura são alguns dos eixos do projeto.


Na área geográfica Guaratinga conta com centenas de nascentes, cachoeiras e praias de água doce, fortalecendo a criação de um Balneário Ecológico Municipal e, no Rio do Peixe, implantação de esportes radicais como o Rafting.



Além disso, a grande quantidade de formações rochosas, como a Pedra do Oratório, que está sendo transformada em Monumento Nacional, permitem a prática de Rapel, voo livre, Para Paint, entre outras modalidades.
Cachoeira e uma das praias de água doce, no Rio do Peixe: Natureza local é fascinante, com centenas de nascentes


Na área ambiental, Guaratinga possui extensas reservas de Mata Atlântica preservada, contando, inclusive, com a mais nova RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) da Bahia, a Belas Artes, o que garante a preservação de espécies em extinção, como o Macaco Muriqui e o Tucano do Bico Preto, encontrados na região no mês passado por biólogos.



Guaratinga conta com três pequenas pousadas, restaurantes com comida caseira e fazendas com casarões coloniais, que ainda hoje conservam as mesmas características do auge na produção cacaueira. Locais esses que poderão tornar-se em breve em aconchegantes hotéis.




“Nossa intenção é trazer para o município a excelência na prestação de serviços, atendendo aos turistas nacionais e estrangeiros que pretendemos trazer. O progresso chega, a cidade cresce e a população vive mais feliz.” afirmou entusiasmado o prefeito Ademar Pinto

4 de setembro de 2009

Câmara aprova regulamentação da profissão de Turismólogo

Extraído de Câmara dos deputados ,02/09/2009

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou há pouco, em caráter conclusivo , o Projeto de Lei 6906/02, do Senado, que regulamenta a profissão de turismólogo. O projeto retorna para o Senado, por ter recebido emendas.


O exercício da profissão, de acordo com a proposta, ficará reservado aos bacharéis em curso superior de Turismo ou Hotelaria e aos profissionais não-diplomados que comprovadamente já a desempenhem há pelo menos cinco anos, contados da data de publicação da lei. O diplomado em cursos equivalentes no exterior também poderá exercer a profissão no Brasil, desde que revalide seu diploma.


O projeto lista 18 atividades relacionadas à profissão de turismólogo, entre elas: organizar e dirigir estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar a classificação de locais de interesse, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais; formular propostas para o desenvolvimento do setor nos municípios, regiões e estados da Federação; criar e implantar roteiros; pesquisar informações sobre a demanda turística; e elaborar projetos de marketing na área.

1 de setembro de 2009

AÇÃO, ATITUDE.. É TEMPO MUDANÇA!!! PAZ!!!

PROTESTO na cidade de Eunápolis pediu PAZ e RESPEITO pela vida!!!!

Programa vai capacitar 80 mil profissionais ligados ao setor de Turismo

Para receber com qualidade os turistas estrangeiros na Copa do Mundo de 2014, o Olá, Turista! vai oferecer em 2010 um curso on-line gratuito em inglês e espanhol para 80 mil profissionais ligados ao setor de Turismo. O lançamento do programa, uma parceria do Ministério do Turismo e da Fundação Roberto Marinho, acontece no próximo dia 27, às 11h. O objetivo é promover a adesão ao programa.Estarão presentes no lançamento o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, a secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Beatriz Izidoro, o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho e o gerente-geral de Teleducação da Fundação Roberto Marinho, Nelson Santonieri. O evento de lançamento será apresentado pela jornalista Renata Ceribelli e terá um stand up comedy com o ator Luiz Salém, que mostrará, de forma bem-humorada, a importância da boa comunicação no atendimento ao turista estrangeiro. A fase piloto do programa começa nesta sexta-feira, dia 21 de agosto, para 500 participantes, sendo 250 do Rio de Janeiro e 250 de Salvador. Os 250 participantes do Rio de Janeiro são funcionários de bares, restaurantes, hotéis e museus, de estabelecimentos ligados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), ao Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Município do Rio de Janeiro (SindRio), além do Museu Villa-Lobos, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional e Museu Casa de Benjamim Constant.O programa - O Olá, Turista! será implementado em três cidades-sede da Copa de 2014 e seu entorno - Rio de Janeiro (Búzios, Paraty, Angra dos Reis e Petrópolis), Salvador (Porto Seguro, Mata de São João, Maraú e Lençóis) e Manaus (Barcelos e Parintins). Até dezembro, o programa terá uma aplicação-piloto para 500 participantes no Rio de Janeiro e em Salvador e, a partir de janeiro de 2010, será implementado nas 13 cidades, para mais 80 mil pessoas, totalizando 80.500 trabalhadores ligados ao setor de Turismo.O curso é composto pelos módulos básico, profissional e regional. Os alunos que cumprirem os módulos obrigatórios - que poderão ser concluídos, conforme disponibilidade do aluno, no período de um ano -, receberão um certificado. Trata-se da primeira ação concreta de capacitação profissional motivada pela Copa do Mundo de 2014. O objetivo é envolver o trade turístico e a população brasileira numa ampla campanha de aprimoramento do receptivo turístico. Os beneficiados pelo programa serão os profissionais da cadeia do turismo que trabalham em contato direto com o público, o que envolve conversação e relacionamento interpessoal. Entre eles, recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, guias de turismo, artesãos e barraqueiros.A Englishtown, empresa escolhida por licitação para elaborar a plataforma pedagógica do Olá, Turista!, é a responsável pela metodologia e desenvolvimento dos módulos de inglês e espanhol do programa.As Inscrições - Começam a ser recebidas nesta sexta-feira, dia 21. Como funciona - As associações que quiserem investir na melhoria do atendimento ao turista e incentivar a participação de seus funcionários podem fazer suas inscrições pelo portal Olá, Turista!, no endereço eletrônico www.olaturista.org.br. Essa inscrição dá direito à organização de solicitar um número de vagas para o curso, que será gratuito. Os trabalhadores vinculados a essas organizações interessados em participar receberão diretamente de sua associação o código para acessar o site do programa e fazer sua inscrição on-line. Mais informações - O Olá, Turista! prevê a parceira com telecentros locais para facilitar aos participantes o acesso à internet. No site do programa, esses parceiros ficarão mapeados como colaboradores e terão a logomarca da empresa visível no portal. Esses espaços serão as Salas de Conexão, onde os alunos que desejarem terão o suporte técnico de monitores. A iniciativa marca também a criação de um selo de qualidade no Turismo. A proposta é instituir uma marca visual a ser concedida pelo Ministério do Turismo a todas as instituições que aderirem à formação em línguas estrangeiras a fim de melhorar o atendimento aos turistas. Nesse sentido, o selo será também um instrumento importante para a consolidação da rede que se pretende construir com a implementação do programa. Evento de lançamento Data: 27 de agosto, às 11h Local: Real Astoria - Av. Repórter Nestor Moreira, 11 - Botafogo Atenciosamente, Monique Melo Approach - Assessoria de Imprensa (21)3232-8801 / 3461-4616 (21)7849-0299 Patricia Vidal Assessoria de Imprensa Fundação Roberto Marinho (21) 3232-8945 patricia.vidal@frm.org.br

28 de agosto de 2009

Antigo pólo baiano de cacau debate turismo como alternativa

Organizadores apostam no turismo rural e no ecoturismo como ferramentas para a criação de uma atividade econômica sustentável em Camacan, no sul da Bahia Luiz ConceiçãoEspecialistas e interessados no desenvolvimento sustentável da região de Camacan, a 526 km a sul de Salvador, no interior baiano, apostam no turismo rural e ecoturismo como ferramentas para a criação de uma atividade econômica capaz de gerar emprego e renda para a população local, particularmente a juventude. Com esse objetivo será realizado nesta sexta-feira (28), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), uma mesa redonda para debater o tema. Camacan foi um dos principais pólos produtores de cacau na Bahia nos anos 70, cultura devastada pela praga vassoura de bruxa em 1989. Alternativas agropecuárias foram adotadas, como pecuária, café e seringa, mas o cacau ainda é importante na região. A mesa-redonda desta sexta-feira (28) vai levantar o turismo como nova possibilidade de promoção do desenvolvimento. Pela programação do evento, cinco palestras serão apresentadas durante a manhã. A partir das 9 horas e até as 12 horas farão palestras os empresários Philip Reed, do Instituto Uiraçu, que abordará a temática "Riquezas Naturais"; João Bernardo, com "Cacau Orgânico e Fino - Mercados Diferenciados"; e o biólogo José Almir Jacomelli, "Turismo de Observação de Aves em Camacan". Entre as 10h45min e 12 horas os expositores serão Marco Lessa, Bureau Costa do Cacau, sobre "Experiências Bem Sucedidas na Costa do Cacau"; e Jane Figueiredo, da Abaturr, "Diferenças e Semelhanças do Turismo Rural e Ecoturismo". O assessor especial da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), José Carlos Oliveira, vai falar sobre "Ações da Setur para o Desenvolvimento do Turismo Rural e Ecoturismo" e Antonio Malta, do Comitê Proturismo, encerra a manhã de palestras fazendo o lançamento do Projeto Estrada Parque e Jardim das Aves. Entre o meio-dia e às 14 horas haverá almoço para convidados no restaurante e pousada Fazenda Rainha do Sul. A tarde será dedicada a uma visita à região de Jacareci e à Reserva Serra Bonita, aonde se deseja implantar o projeto da estrada parque. Um coquetel no restaurante do Posto e Pousada Primavera, às 20 horas, marca o encerramento da I Mesa Redonda sobre Turismo Rural e Ecoturismo, que integra a programação dos 48 anos de emancipação político-administrativa do município. A data será comemorada com um Seminário sobre Agronegócio e a XXXII Festa Camacan e o Cacau, que prevê a apresentação de bandas e artistas até a segunda-feira (31), dia da emancipação. A mesa redonda é promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas e Comitê Proturismo, com o apoio do Sebrae/BA, Associação Baiana de Turismo Rural (Abaturr), Costa do Cacau Convention Bureau, Instituto Uiraçu, Indali Açai da Bahia, Sindicato Rural de Camacan, Folha do Cacau, Gout Palmitos Especiais e Prefeitura. Serviço: Sebrae Bahia - (71) 3320-4300

Informe Setorial - Projeto cria padrões de qualidade para o turismo

Circuito de arvorismo em Minas Gerais
O Ministério do Turismo (MTur), a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) assinaram um acordo para criar o Projeto de Qualificação dos Serviços e Equipamentos Turísticos. O convênio criará modelos de classificação dos meios de hospedagem, que inclui a construção do Hotel Conceito no Distrito de Xerém, Rio de Janeiro, e o selo de qualidade do Turismo. O hotel funcionará numa área de sete mil metros quadrados, na unidade tecnológica do Inmetro. O empreendimento será referência para o programa de qualificação das acomodações hoteleiras, disponibilizando vários modelos padrões de diferentes níveis de acomodações para servirem de exemplo para os hoteleiros utilizarem em seus empreendimentos. “O objetivo do acordo é qualificar os destinos turísticos e estabelecer uma política de estímulo a melhoria contínua da qualidade e da segurança dos serviços ligados ao setor do turismo”, afirma o coordenador geral dos Serviços Turísticos do MTur, Ricardo Moesch. A instituição de um novo modelo de classificação para meios de hospedagem e a regulamentação de um Selo de Qualidade para o Turismo também estão entre as principais ações do projeto. "O antigo modelo de qualificação não funcionava porque era baseado numa matriz única. Você tinha um hotel de alto luxo sendo classificado pela mesma matriz que um albergue. O novo modelo contará com matrizes específicas para cada tipo de empreendimento e será baseado em níveis de atendimento. Assim, poderemos ter albergues cinco estrelas, dentro deste tipo de classificação", explicou o diretor da Qualidade do Inmetro, Paulo Coscarelli.Alinhado ao Plano Nacional de Turismo, o acordo foi assinado no último dia 8 de abril, durante o Encontro Nacional de Competitividade Turística.

Operadores estrangeiros conhecem destinos de AVENTURA do Brasil

Para incrementar um segmento que, de acordo com a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), atraiu 4 milhões de turistas (entre brasileiros e estrangeiros) e movimentou R$ 490 milhões em 2008, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, convidou cerca de 80 operadores estrangeiros, especializados no setor, para conhecer diversos destinos nacionais de Ecoturismo e Aventura. As expedições são realizadas para que os operadores conheçam de perto o que o Brasil tem a oferecer: explorar os encantos da selva Amazônica, ver de perto a natureza selvagem do Pantanal brasileiro, deslizar nas dunas de Lençóis Maranhenses, fazer rafting no Jalapão, mergulhar em Fernando de Noronha, maravilhar-se com as reservas da Ilha do Mel, nadar nas cachoeiras das Chapadas Diamantina e dos Veadeiros e observar baleias em Santa Catarina. As caravanas com operadores estrangeiros de turismo fazem parte de uma série de ações da Embratur para promover o segmento no mercado internacional. “O objetivo do projeto é aumentar a oferta de produtos brasileiros oferecidos no exterior. As caravanas divulgam destinos bem estruturados e apresentam aos operadores novas opções de produtos turísticos com capacidade para receber o turista estrangeiro”, explicou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso. Nesta edição, foram convidados operadores de turismo da Alemanha, Canadá, Reino Unido, França, Holanda e Estados Unidos. Além disso, jornalistas de publicações dos Estados Unidos, Chile e Peru visitarão algumas atrações, com o objetivo de dar exposição aos roteiros de aventura do Brasil - eleito o melhor destino de aventura em 2009 pela revista National Geographic Adventure, uma das mais conceituadas e lidas do mundo. Abeta Summit 2009 As caravanas terminarão no maior encontro do segmento da América Latina, o Abeta Summit 2009. Com o tema Aprenda-Inove-Venda, o Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura é promovido pela Abeta, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Realizado de 10 a 13 de setembro, paralelamente à Adventure Sports Fair, o encontro traz para o Brasil as principais lideranças nacionais e internacionais do segmento. O objetivo é apoiar a comercialização de produtos e destinos, incentivar parcerias e difundir conhecimento por meio de congressos técnicos. Para este ano, a Abeta aposta no modelo do evento realizado no ano passado que reuniu lideranças de 33 países do segmento de aventura em São Paulo.

17 de agosto de 2009

DEFESA PÚBLICA MONOGRAFIAS DO CURSO DE TURISMO E HOTELARIA - CAMPUS XVIII

18/08/2009 - 14h às 18h 19/08/2009 - 08h às 11h e das 14h às 17h 20/0/8/2009 - 08h às 10h Local: Auditório UNEB Rua Jonas Fadini nº 300, Bairro Stella Reis.

14 de agosto de 2009

COSTA DO DESCOBRIMENTO!!!!

CINEMA GRÁTIS NO CENTRO DE CULTURA - FILMES DE AGOSTO A Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB - promove, no Centro de Cultura de Porto Seguro, a exibição de filmes nacionais gratuitos. É o projeto Circuito Popular de Cinema e Vídeo, cuja proposta é fazer circular mostras de cinema e vídeo, às quintas e domingos.Após as exibições, sempre haverá um debate conduzido pela Cineasta Jurema Carvalho e convidados especiais. PROGRAMAÇÃO MÊS AGOSTO 20 e 23 de Agosto A Negação do Brasil – 12 anos / Carolina – 12 anos A negação do Brasil propõe uma minuciosa investigação e análise da participação e evolução do negro na telenovela Brasileira, o documentário contribui para o debate sobre o papel da mídia e a luta dos atores negros pelo reconhecimento.Carolina, resgata liricamente o livro ”Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, escrito numa barraca de uma favela paulistana e que expõe temas atuais que precisam ser superados como a fome, o preconceito e a miséria. 27e 30 de Agosto - Livre Sonoridades InovadorasPrograma histórico-musical que reúne documentários sobre dois músicos que nasceram em 1936 e que tem em comum a integração de sonoridades de objetos não convencionais em suas criações. No Rio de Janeiro o Alagoano Hermeto Pascoal em seu processo de criação, cuidadosamente registrado no início dos anos 1980 pelo veterano documentarista Thomaz Farkas. Em São Paulo, na virada do século, em documento bastante rigoroso – mais do que urgente – da jovem diretora Carla Gallo, o baiano Tom Zé expõe suas idéias, obsessões, fraquezas e grandezas. **Sessões Especiais ás quintas e Domingos Ás 15h (Tarde) Informações: Centro de Cultura de Porto SeguroTel.: (73) 3288-1388 (73) 3288-1975culturaps@gmail.com

COSTA DO CACAU !!! Noticias.....

Corrida Temática Costa do Cacau Data confirmada, 13 de Dezembro, confirmada a 2ª Corrida Temática Costa do Cacau, Apoio especial da Prefeitura Municipal de Ilhéus, Patrocinador Master Bahia Mineração.

24 de julho de 2009

E seguiu o Trabalho de Campo em Belmonte !!!!

Nossa Visita a cidade de Belmonte, nos trouxe um outro olhar sobre o Turismo, pois o município nos possibilita desenvolver algo importante para o Turismo, o Planejamento da atividade, antes de implantá-la efetivamente, vários assuntos foram abordados, como as questões naturais, os patrimônios culturais que estão sofrendo com a degradação muitas vezes causada pela própria natureza, como as chuvas, o vento etc... E ainda a questão complexa de REDES, abordada por Milton Santos e não poderíamos deixar de falar da interação entre o Poder Público e a Comunidade local, que são fundamentais para o sucesso do Turismo em qualquer região. O Farol....
estrada de acesso a Belmonte pela BA 687
O RIO Jequitinhonha
Casarões da época do Cacau
Artesanato
Igreja Matriz
Casarões
Artesanato
Renatinho !!!

23 de julho de 2009

Visita Técncia em Belmonte/Ba

Nosso TC (trabalho de campo) neste 2° sem de faculdade, aconteceu nos dias 27 e 28 de Julho, sob a orientação do então professor Sebastião Cerqueira Neto, o Tião, com a disciplina Geografia do Turismo II. A turma foi dividada em grupos para que pudessemos aproveitar melhor a experiência de estudantes/pesquisadores. Se foi proveitoso? O aprendizado foi enorme pra gente. Ainda contamos com a participação da profª Renata Copi com a disciplina Turismo e Patrimônio Cultural. Vamos ver alguns registros desse trabalho?!

21 de julho de 2009

É HORA DE COBRAR...ATITUDE !!!

Eunápolis ganha seu primeiro shopping center20/12/2007 21:52:31
Fotos: Evandro Oliveira Confluência das BR's 101 e 367, no trevo Eunápolis/Porto Seguro
Previsão de faturamento anual é de R$ 160 milhões. Âncora será Lojas Americanas EUNÁPOLIS – O comércio local poderá receber forte incremento a partir da implantação do primeiro shopping center da cidade, a ser construído no espaço conhecido como buraco do trevo, na confluência das BR’s 101 e 367. O projeto do empreendimento foi apresentado a empresários nesta quinta-feira (20/12) no auditório da CDL local, onde foi assinado um Termo de Acordo e Compromisso. O empreendimento deverá absorver, em duas etapas, investimentos da ordem de R$ 37 milhões, oriundos do Fundo de Pensões dos Servidores da Caixa – FUNCEF, dentre outras fontes, devendo atrair investimentos também de importantes corporações do varejo nacional, que se mostraram interessadas no projeto, informa Robson Santos, representante da desenvolvedora AD Shopping, empresa que administra 28 shoppings nas principais capitais brasileiras, com projetos também no exterior e que chancela a proposta de Eunápolis. O investimento é resultado da ação política da administração municipal, que desde 2005, através do Departamento de Indústria e Comércio da prefeitura, vem prospectando oportunidades no sul do país, em feiras de indústria e do comércio, com vistas a realizar o potencial econômico do município a partir da atração de investimentos para diversos setores. Em sua primeira etapa o shopping, com quatro pavimentos, abrigará entre 100 e 120 lojas, praças de alimentação, supermercados, cinemas, agências bancárias, áreas de lazer, carga e descarga, praça de táxi e estacionamento coberto, em arquitetura que preserva a característica ambiental do local. O projeto estima um faturamento anual de R$ 160 milhões e a geração de 800 a mil empregos diretos. Conforme adiantou o representante da AD Shopping, a loja âncora do empreendimento deverá ser as Lojas Americanas, cuja direção teria manifestado interesse no mercado regional, juntamente com outra grande empresa do setor de vestuário e de confecções que ele não quis revelar o nome. Foram signatários do documento na CDL o prefeito de Eunápolis Robério Oliveira, o representante da AD Shopping, Robson Santos e o representante do FUNCEF, Márcio Machado, assinando como testemunhas o presidente da CDL Erivelto Ribeiro e o presidente da Câmara Municipal, vereador Vasco Queiroz. Também chancelou o documento o empresário Aziz Ramos, proprietário da área onde a obra será erguida. Em áudio-visual Robson Santos e Márcio Machado mostraram a perspectiva do projeto com suas funcionalidades e os detalhes da moderna arquitetura, sendo aplaudidos por um público de 70 empresários e servidores públicos. Eles enfatizaram que o investimento é todo embasado em estudos de viabilidades técnica e econômica, devendo outra pesquisa qualitativa ser realizada nos próximos meses para a coleta de novas informações acerca do mercado regional. Os desenvolvedores acentuaram que a proposta é voltada ainda para a preservação da cultura local e que “por isso é importante que a comunidade absorva o shopping como um investimento de Eunápolis”, observou Robson Santos, informando que o início das obras deverão ocorrer tão logo seja fechado o negócio entre os investidores, a AD Shopping e o FUNCEF, o que está previsto para meados de 2008. AQUECIMENTO ECONÔMICO – Ao abrir o evento no auditório da CDL, o prefeito Robério Oliveira declarou que o investimento do shopping vem se somar a outros investimentos públicos que estão previstos para 2008. Segundo informou, somente em pavimentação serão construídos 200 quilômetros. “O shopping será mais um instrumento para atração de investimentos privados, além de garantir a geração de mais de mil empregos e mais divisas para o município”, comentou o prefeito, informando que manteve contato com a SUDIC, ontem (19/12) em Salvador, tendo conseguido mais benefícios para incrementar o distrito industrial e aquecer a economia local, meta da sua administração e compromisso pessoal seu. Atendendo a solicitação dos desenvolvedores, o prefeito convidou o presidente da Câmara, vereador Vasco Queiroz, para o compromisso de viabilização política do empreendimento. Vasco Queiroz e outros vereadores presentes, se colocaram à disposição para ações específicas em favor do projeto, consensuado pela freqüência como um grande benefício para a economia local.Por LOURIVAL JACOME – SECOM/PME- http://atlanticanews.com/texto/codigo/7121-shopping-eu.html

TOUR LEGAL

ESSE TOUR É LEGAL!! O cemitério de Père-Lachaise, é o maior deParis e um dos mais conhecidos e visitados em todo o mundo. Nele descansam numerosos artistas (pintores, escritores, músicos...) como Marcel Proust e Jim Morrison. O sítio do cemitério permite realizar uma completa visita virtual graças as vistas panorâmicas de 360º. Pode-se também realizar pesquisa às sepulturas mais famosas por ordem alfabética.......E AINDA DÁ PARA EXERCITAR O INGLÊS E/OU FRANCÊS........http://www.pere-lachaise.com/

20 de julho de 2009

1ª visita técnica da turma - 1° semestre

Turma concentradíssima! Aprendendo na prática a teoria do Turismo em Porto Seguro/Ba

Turma 1° semestre de Turismo!

Olha nós aqui!! encerrando o semestre....
Pessoal, quando tivermos uma foto atual, favor atualizar, pq até o momento é o que temos na internet, abraços!

EVENTOS: 5ª EDIÇÃO DA FESTA DO CAFÉ - ITABELA/BA

Foi apresentada nesta sexta-feira (17) a programação da 5ª Festa do Café, que acontece de 7 a 9 de agosto, na cidade de Itabela, extremo Sul da Bahia. O resgate do evento foi possível graças a parceria da prefeitura com o sindicato dos produtores rurais.
O evento terá três etapas: Durante o dia, palestras; A partir das 14 horas, feira agropecuária, e às 22h shows musicais. “É uma programação vasta, para todos os gostos, com segurança e super estrutura, na Avenida Guaratinga, no centro da cidade”. No local serão montados camarotes, palcos, barracas de comidas e bebidas, além de 40 stands, onde acontecerão as exposições, apresentações culturais, dia de campo, concurso garota café e shows musicais.

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Eunápolis, Bahia, Brazil
O campi da Universidade está localizado às margens da BR 101, na cidade de Eunápolis. localizada na Costa do Descobrimento, extremo sul baiano. O curso de Bacharel em TURISMO oferece turmas pela manhã e a noite, sendo possível assim agregar também jovens que trabalham durante o dia.