25 de setembro de 2009

Senadores pregam fortalecimento do TURISMO

Durante sessão especial do Senado desta quinta-feira (24) para comemorar o Dia Mundial do Turismo, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) voltou a defender o fortalecimento da atividade turística no país. Adelmir lembrou que o turismo é tão importante que abrange mais de 52 setores da cadeia produtiva, entre eles o transporte, o comércio, os serviços e a agricultura. Mas lastimou que "o medo da violência, a má estrutura dos serviços, as crises e o caos no setor aéreo afastam o turista internacional do Brasil".

- O que realmente nos preocupa é a tentativa de dividir os recursos destinados para o atendimento sociel e profissionalizante dos trabalhadores dessa área. Precisamos nos unir e não esfalecer o sistema atual - disse Adelmir, posicionando-se contra a criação de novas entidades do Sistema "S" voltadas para o turismo.

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) concordou e disse que o Brasil é um país que oferece todas as condições para o desenvolvimento sustentável da atividade turística. Por isso, defendeu a criação de fundos municipais para impulsionar a atividade turística.

No entender do presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), senador Neuto de Conto (PMDB-SC), a atividade turística no Brasil "está apenas engatinhando", apesar de ser fonte de riqueza para muitas nações. Mas acredita que o setor ganhará novo impulso, com destaque para o ecoturismo.

Já o senador César Borges (PR-BA) afirmou que o turismo deve merecer atenção especial da administração pública porque, segundo lembrou, é um dos maiores geradores de emprego e renda. Atualmente, segundo informou, cerca de 8 milhões de brasileiros estão empregados na atividade turística. Mas lastimou que o Brasil detenha apenas 0,6 % do turismo mundial.

Outro senador a comemorar a data foi Roberto Cavalcanti (PRB-PB) que pediu a regulamentação da profissão de turismólogo, profissional de nível superior que analisa e estuda o turismo em sua totalidade.

O senador Mão Santa (PSC-PI) enalteceu a capacidade turística de duas cidades do Piauí: Teresina, a capital, e Parnaíba. Mas queixou-se da crescente onda de violência nessas cidades que, observou, está afastando os turistas, enquanto o senador José Nery (PSOL-PA) salientou ser necessário inserir a atividade turística como prioridade de governo.

Também tomou parte da homenagem Nelson de Abreu, presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTUR), que defendeu a aprovação do projeto que institui o programa "Turismo para Todos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Eunápolis, Bahia, Brazil
O campi da Universidade está localizado às margens da BR 101, na cidade de Eunápolis. localizada na Costa do Descobrimento, extremo sul baiano. O curso de Bacharel em TURISMO oferece turmas pela manhã e a noite, sendo possível assim agregar também jovens que trabalham durante o dia.