Circuito de arvorismo em Minas Gerais
O Ministério do Turismo (MTur), a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) assinaram um acordo para criar o Projeto de Qualificação dos Serviços e Equipamentos Turísticos. O convênio criará modelos de classificação dos meios de hospedagem, que inclui a construção do Hotel Conceito no Distrito de Xerém, Rio de Janeiro, e o selo de qualidade do Turismo.
O hotel funcionará numa área de sete mil metros quadrados, na unidade tecnológica do Inmetro. O empreendimento será referência para o programa de qualificação das acomodações hoteleiras, disponibilizando vários modelos padrões de diferentes níveis de acomodações para servirem de exemplo para os hoteleiros utilizarem em seus empreendimentos.
“O objetivo do acordo é qualificar os destinos turísticos e estabelecer uma política de estímulo a melhoria contínua da qualidade e da segurança dos serviços ligados ao setor do turismo”, afirma o coordenador geral dos Serviços Turísticos do MTur, Ricardo Moesch.
A instituição de um novo modelo de classificação para meios de hospedagem e a regulamentação de um Selo de Qualidade para o Turismo também estão entre as principais ações do projeto.
"O antigo modelo de qualificação não funcionava porque era baseado numa matriz única. Você tinha um hotel de alto luxo sendo classificado pela mesma matriz que um albergue. O novo modelo contará com matrizes específicas para cada tipo de empreendimento e será baseado em níveis de atendimento. Assim, poderemos ter albergues cinco estrelas, dentro deste tipo de classificação", explicou o diretor da Qualidade do Inmetro, Paulo Coscarelli.Alinhado ao Plano Nacional de Turismo, o acordo foi assinado no último dia 8 de abril, durante o Encontro Nacional de Competitividade Turística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário