28 de agosto de 2009
Antigo pólo baiano de cacau debate turismo como alternativa
Organizadores apostam no turismo rural e no ecoturismo como ferramentas para a criação de uma atividade econômica sustentável em Camacan, no sul da Bahia
Luiz ConceiçãoEspecialistas e interessados no desenvolvimento sustentável da região de Camacan, a 526 km a sul de Salvador, no interior baiano, apostam no turismo rural e ecoturismo como ferramentas para a criação de uma atividade econômica capaz de gerar emprego e renda para a população local, particularmente a juventude. Com esse objetivo será realizado nesta sexta-feira (28), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), uma mesa redonda para debater o tema. Camacan foi um dos principais pólos produtores de cacau na Bahia nos anos 70, cultura devastada pela praga vassoura de bruxa em 1989. Alternativas agropecuárias foram adotadas, como pecuária, café e seringa, mas o cacau ainda é importante na região. A mesa-redonda desta sexta-feira (28) vai levantar o turismo como nova possibilidade de promoção do desenvolvimento. Pela programação do evento, cinco palestras serão apresentadas durante a manhã. A partir das 9 horas e até as 12 horas farão palestras os empresários Philip Reed, do Instituto Uiraçu, que abordará a temática "Riquezas Naturais"; João Bernardo, com "Cacau Orgânico e Fino - Mercados Diferenciados"; e o biólogo José Almir Jacomelli, "Turismo de Observação de Aves em Camacan". Entre as 10h45min e 12 horas os expositores serão Marco Lessa, Bureau Costa do Cacau, sobre "Experiências Bem Sucedidas na Costa do Cacau"; e Jane Figueiredo, da Abaturr, "Diferenças e Semelhanças do Turismo Rural e Ecoturismo". O assessor especial da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), José Carlos Oliveira, vai falar sobre "Ações da Setur para o Desenvolvimento do Turismo Rural e Ecoturismo" e Antonio Malta, do Comitê Proturismo, encerra a manhã de palestras fazendo o lançamento do Projeto Estrada Parque e Jardim das Aves. Entre o meio-dia e às 14 horas haverá almoço para convidados no restaurante e pousada Fazenda Rainha do Sul. A tarde será dedicada a uma visita à região de Jacareci e à Reserva Serra Bonita, aonde se deseja implantar o projeto da estrada parque. Um coquetel no restaurante do Posto e Pousada Primavera, às 20 horas, marca o encerramento da I Mesa Redonda sobre Turismo Rural e Ecoturismo, que integra a programação dos 48 anos de emancipação político-administrativa do município. A data será comemorada com um Seminário sobre Agronegócio e a XXXII Festa Camacan e o Cacau, que prevê a apresentação de bandas e artistas até a segunda-feira (31), dia da emancipação. A mesa redonda é promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas e Comitê Proturismo, com o apoio do Sebrae/BA, Associação Baiana de Turismo Rural (Abaturr), Costa do Cacau Convention Bureau, Instituto Uiraçu, Indali Açai da Bahia, Sindicato Rural de Camacan, Folha do Cacau, Gout Palmitos Especiais e Prefeitura. Serviço: Sebrae Bahia - (71) 3320-4300
Informe Setorial - Projeto cria padrões de qualidade para o turismo
Circuito de arvorismo em Minas Gerais
O Ministério do Turismo (MTur), a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) assinaram um acordo para criar o Projeto de Qualificação dos Serviços e Equipamentos Turísticos. O convênio criará modelos de classificação dos meios de hospedagem, que inclui a construção do Hotel Conceito no Distrito de Xerém, Rio de Janeiro, e o selo de qualidade do Turismo.
O hotel funcionará numa área de sete mil metros quadrados, na unidade tecnológica do Inmetro. O empreendimento será referência para o programa de qualificação das acomodações hoteleiras, disponibilizando vários modelos padrões de diferentes níveis de acomodações para servirem de exemplo para os hoteleiros utilizarem em seus empreendimentos.
“O objetivo do acordo é qualificar os destinos turísticos e estabelecer uma política de estímulo a melhoria contínua da qualidade e da segurança dos serviços ligados ao setor do turismo”, afirma o coordenador geral dos Serviços Turísticos do MTur, Ricardo Moesch.
A instituição de um novo modelo de classificação para meios de hospedagem e a regulamentação de um Selo de Qualidade para o Turismo também estão entre as principais ações do projeto.
"O antigo modelo de qualificação não funcionava porque era baseado numa matriz única. Você tinha um hotel de alto luxo sendo classificado pela mesma matriz que um albergue. O novo modelo contará com matrizes específicas para cada tipo de empreendimento e será baseado em níveis de atendimento. Assim, poderemos ter albergues cinco estrelas, dentro deste tipo de classificação", explicou o diretor da Qualidade do Inmetro, Paulo Coscarelli.Alinhado ao Plano Nacional de Turismo, o acordo foi assinado no último dia 8 de abril, durante o Encontro Nacional de Competitividade Turística.
Operadores estrangeiros conhecem destinos de AVENTURA do Brasil
Para incrementar um segmento que, de acordo com a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), atraiu 4 milhões de turistas (entre brasileiros e estrangeiros) e movimentou R$ 490 milhões em 2008, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, convidou cerca de 80 operadores estrangeiros, especializados no setor, para conhecer diversos destinos nacionais de Ecoturismo e Aventura.
As expedições são realizadas para que os operadores conheçam de perto o que o Brasil tem a oferecer: explorar os encantos da selva Amazônica, ver de perto a natureza selvagem do Pantanal brasileiro, deslizar nas dunas de Lençóis Maranhenses, fazer rafting no Jalapão, mergulhar em Fernando de Noronha, maravilhar-se com as reservas da Ilha do Mel, nadar nas cachoeiras das Chapadas Diamantina e dos Veadeiros e observar baleias em Santa Catarina.
As caravanas com operadores estrangeiros de turismo fazem parte de uma série de ações da Embratur para promover o segmento no mercado internacional. “O objetivo do projeto é aumentar a oferta de produtos brasileiros oferecidos no exterior. As caravanas divulgam destinos bem estruturados e apresentam aos operadores novas opções de produtos turísticos com capacidade para receber o turista estrangeiro”, explicou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso.
Nesta edição, foram convidados operadores de turismo da Alemanha, Canadá, Reino Unido, França, Holanda e Estados Unidos. Além disso, jornalistas de publicações dos Estados Unidos, Chile e Peru visitarão algumas atrações, com o objetivo de dar exposição aos roteiros de aventura do Brasil - eleito o melhor destino de aventura em 2009 pela revista National Geographic Adventure, uma das mais conceituadas e lidas do mundo.
Abeta Summit 2009
As caravanas terminarão no maior encontro do segmento da América Latina, o Abeta Summit 2009. Com o tema Aprenda-Inove-Venda, o Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura é promovido pela Abeta, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
Realizado de 10 a 13 de setembro, paralelamente à Adventure Sports Fair, o encontro traz para o Brasil as principais lideranças nacionais e internacionais do segmento. O objetivo é apoiar a comercialização de produtos e destinos, incentivar parcerias e difundir conhecimento por meio de congressos técnicos.
Para este ano, a Abeta aposta no modelo do evento realizado no ano passado que reuniu lideranças de 33 países do segmento de aventura em São Paulo.
17 de agosto de 2009
DEFESA PÚBLICA MONOGRAFIAS DO CURSO DE TURISMO E HOTELARIA - CAMPUS XVIII
18/08/2009 - 14h às 18h
19/08/2009 - 08h às 11h e das 14h às 17h
20/0/8/2009 - 08h às 10h
Local: Auditório UNEB
Rua Jonas Fadini nº 300, Bairro Stella Reis.
14 de agosto de 2009
COSTA DO DESCOBRIMENTO!!!!
CINEMA GRÁTIS NO CENTRO DE CULTURA - FILMES DE AGOSTO
A Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB - promove, no Centro de Cultura de Porto Seguro, a exibição de filmes nacionais gratuitos. É o projeto Circuito Popular de Cinema e Vídeo, cuja proposta é fazer circular mostras de cinema e vídeo, às quintas e domingos.Após as exibições, sempre haverá um debate conduzido pela Cineasta Jurema Carvalho e convidados especiais.
PROGRAMAÇÃO MÊS AGOSTO
20 e 23 de Agosto
A Negação do Brasil – 12 anos / Carolina – 12 anos
A negação do Brasil propõe uma minuciosa investigação e análise da participação e evolução do negro na telenovela Brasileira, o documentário contribui para o debate sobre o papel da mídia e a luta dos atores negros pelo reconhecimento.Carolina, resgata liricamente o livro ”Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, escrito numa barraca de uma favela paulistana e que expõe temas atuais que precisam ser superados como a fome, o preconceito e a miséria.
27e 30 de Agosto - Livre
Sonoridades InovadorasPrograma histórico-musical que reúne documentários sobre dois músicos que nasceram em 1936 e que tem em comum a integração de sonoridades de objetos não convencionais em suas criações. No Rio de Janeiro o Alagoano Hermeto Pascoal em seu processo de criação, cuidadosamente registrado no início dos anos 1980 pelo veterano documentarista Thomaz Farkas. Em São Paulo, na virada do século, em documento bastante rigoroso – mais do que urgente – da jovem diretora Carla Gallo, o baiano Tom Zé expõe suas idéias, obsessões, fraquezas e grandezas.
**Sessões Especiais ás quintas e Domingos Ás 15h (Tarde)
Informações: Centro de Cultura de Porto SeguroTel.: (73) 3288-1388 (73) 3288-1975culturaps@gmail.com
COSTA DO CACAU !!! Noticias.....
Corrida Temática Costa do Cacau
Data confirmada, 13 de Dezembro, confirmada a 2ª Corrida Temática Costa do Cacau,
Apoio especial da Prefeitura Municipal de Ilhéus,
Patrocinador Master Bahia Mineração.
Assinar:
Postagens (Atom)
Pesquisar este blog
Quem sou eu
- CURSO DE TURISMO UNEB CAMPUS XVIII
- Eunápolis, Bahia, Brazil
- O campi da Universidade está localizado às margens da BR 101, na cidade de Eunápolis. localizada na Costa do Descobrimento, extremo sul baiano. O curso de Bacharel em TURISMO oferece turmas pela manhã e a noite, sendo possível assim agregar também jovens que trabalham durante o dia.